Uma bateria pode durar em média de três a cinco anos, essa variação existe por causa dos tipos diferentes de uso, entretanto não é nada agradável quando a bateria do carro resolve acabar inesperadamente, não é mesmo?! Às vezes, um pouco de falta de cuidado com a bateria deixa você na mão bem antes do esperado, mas a bateria do seu carro pode ter seu uso prolongado, caso seja seguindo algumas dessas dicas:

Pise na embreagem ao ligar o carro
Mesmo que o carro esteja em ponto morto, se você não pisar na embreagem, estará forçando o motor de arranque a arrastar algumas engrenagens da caixa de velocidades, submetendo-a a uma sobretensão, o que afeta consideravelmente o consumo de energia da bateria.

Não force a ignição
Se o carro não ligar de primeira, não insista forçando a chave diversas vezes como se não houvesse amanhã. Com isso, você inicia o motor de partida (o que, como o nome sugere, inicia o motor), mas você não precisa forçá-lo mais do que o necessário. Tanto por causa do desgaste que sofre, quanto por causa um consumo de bateria desnecessário. É aconselhável parar e deixar a bateria respirar por pelo menos 20 segundos.

Evite viagens curtas
O maior consumo de bateria ocorre no arranque. Até alguns minutos, o alternador não começa a recarregá-lo. Quando você faz diversas viagens curtas, a vida útil é reduzida consideravelmente.

Desligado tudo antes de dar a partida
Quanto menos esforço a bateria tiver que fazer, especialmente quando estiver perto do final de sua vida, melhor. Evite ligar o automóvel com as luzes acesas, o rádio ou ar condicionado ligados.

Não deixe nada ligado com o motor parado
Evite ligar o rádio, e deixar as luzes do carro acesas, inclusive as luzes interiores.

Fique de olho no tempo
É comum que a bateria se esvazie sem aviso prévio no frio extremo, essa informação muitos já sabem, mas sabia que temperaturas muito altas também não fazem bem a bateria? Então, sempre que possível, não deixe o carro ao ar livre por várias horas, principalmente expostos a temperaturas superiores a 30/35º.

Limpe os terminais
Nos carros em que a bateria já completou alguns anos, uma crosta branca pode se formar nos terminais. Para limpar, use uma escova metálica, água e bicarbonato de sódio. Assim você evitará trocar a bateria antes do tempo.

E quando o carro fica parado por muito tempo?
Aqueles que usam o carro muito ocasionalmente, especialmente quando a já bateria tem um tempo considerável, já passaram por situações em que encontrou a bateria completamente vazia. Se este é o seu perfil, o ideal é começar a usar o carro pelo menos uma vez por mês e andar de 30 ou 40 quilômetros por estrada ou rodovia.

Se o carro que vai passar muito tempo parado, uma boa ideia é desconectar a bateria. Fazer isso é simples, basta remover os terminais, primeiro o negativo (fio preto) e depois o positivo.