Os bicos injetores trabalham pulverizando o combustível na câmera de combustão do motor com extrema precisão.  Por isso seu funcionamento correto irá definir o desempenho do motor. “Quanto melhor for a pulverização, maior será o rendimento do motor.”  Por tanto se um bico injetor sujo ou deficiente leva diretamente para o motor resíduos e sujidades que irão comprometer o desempenho do veículo e aumentar o consumo de combustível para evitar que este processo ocorra, você deve ter atenção a algumas medidas:

Fique atento para a manutenção e troca do Filtro de combustível, pois ele é o maior responsável por evitar que o bico injetor seja obstruído pelas sujidades e problemas decorrentes dos combustíveis conforme citamos acima. Fazendo a troca do filtro de combustível periodicamente, evita que impurezas não passem pelo filtro, auxiliando para manter o bico injetor limpo e protegido.

Escolha sempre abastecer com combustíveis de boa procedência pois combustíveis adulterados são os grandes vilões de problemas nos bicos injetores, pois ao passar por esse componente controlador de impurezas, ele deixará rastros e se a válvula entupir será necessário fazer a substituição e eventuais reparos no motor. Além disso os Combustíveis, seja o álcool ou a gasolina, possuem resíduos devido a transporte e troca de armazenagem. Outro ponto a esclarecer é que o combustível possui data de validade, quando está armazenado nas bombas e reservatórios tem menos contato com oxigênio, fazendo com que ele demore mais para oxidar, tendo uma validade de aproximadamente seis meses. Quando esse mesmo combustível vai para o veículo, o contato com o oxigênio e o calor faz a validade cair drasticamente para uma média de dois meses e quando ultrapassa a validade, se torna mais denso, o que dificulta muito a pulverização por parte dos bicos injetores, podendo causar o entupimento parcial ou total.
É interessante também, caso o veículo seja utilizado com pouca freqüência, usar combustível aditivado, pois esse combustível tem maior validade que o combustível comum, além de prevenir que as “gomas” de combustível se formem no veículo, diminuindo as chances de ocorrer obstrução dos bicos injetores.

Aposte nos aditivos de combustíveis, grandes aliados na prevenção, manutenção e limpeza dos bicos injetores e demais sistemas do motor. Adicionados ao combustível, os aditivos desempenham um papel bastante eficaz, a Hi tech oferece ao mercado aditivos para combustíveis, desenvolvidos com a mais alta tecnologia, garantindo o melhor desempenho do sistema de acordo com cada tipo de combustível:

Flex: Proporciona aumento do desempenho do veículo. Mantém limpo todo o sistema de alimentação. Inibe e evita a formação de borras, resíduos e impurezas no coletor de admissão e depósitos acumulados nos bicos injetores. Seu uso é sentido no aumento imediato do desempenho do motor, ideal para motores de baixa cilindrada nacionais e importado. Produto com base importada.
Apresentação do produto: Frascos de 200ml.

Gasolina: Indicado para aplicação direta no tanque de combustível. Adicione à gasolina a cada 2 tanques para limpeza imediata de bicos injetores, válvulas e demais impurezas. Melhora o desempenho do motor e proporciona economia de gasolina. Produto com base importada.
Apresentação do produto: Frascos de 200ml.

Diesel: Composto de agentes anticorrosivos que adicionado ao combustível diesel, aumenta diretamente o rendimento do motor. Lubrificando e protegendo os elementos da injeção eletrônica e bombas. Reduz resíduos das válvulas e pistões. Produto com base importada.
Apresentação do produto: Frascos de 200ml.

Seguindo estas recomendações você irá garantir o funcionamento correto do sistema de injeção e o desempenho total de seu veículo, para usá-lo com tranqüilidade em viagens e no dia-a-dia.

Ficou com dúvidas?

Entre em contato com a gente!

[email protected]

Até o próximo post!