Ficar atento para a troca do nível do fluido de freio deveria ser uma prioridade dos motoristas, que se esquecem  ou desconhecem que ele é o responsável por acionar todo o sistema de freio. E, em caso de vencido ou abaixo do mínimo indicado, pode trazer riscos para a frenagem.

Por ser um item de segurança importante no carro, sempre que o mercado automobilístico evolui, a Hi Tech acompanha esta evolução no desenvolvimento dos fluidos de freios. Hoje temos o DOT 3, DOT 4, DOT 5 e o último lançamento o DOT 4 LV. Todos certificados pelo INMETRO.

O que significa a especificação DOT?

As especificações DOT são uma medida da qualidade, criada pelo Departamento de Transportes Americano, e estão classificadas conforme sua formulação e seu desempenho. Cada produto se aplica a uma necessidade e tipo de sistema de frenagem. Quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do produto, ou seja, maior resistência às altas temperaturas sem que suas propriedades originais se modifiquem. Além do ponto de ebulição, os produtos são diferenciados por sua viscosidade e a escolha deve seguir o manual do fabricante do veículo.

Para cada veículo a Hi Tech tem um DOT recomendado:

Quando o fluido  de freio deve ser trocado?

  • Obedecendo a recomendação contida no manual do fabricante do veículo;
  • Preventivamente uma vez ao ano;
  • Preventivamente a cada 10.000 km;
  • Sempre que houver perda de fluido causada por vazamentos nos cilindros de roda, válvulas equalizadoras de pressão, cilindro mestre, flexíveis rachados, etc.

Quais os danos que a falta de troca regular do fluido pode acarretar?

  • Perda de ação do sistema de freio;
  • Oxidação de vários componentes causando a diminuição da vida útil de peças como freio, cilindros, mangueiras, roda, válvula reguladora de pressão e válvulas da unidade hidráulica do ABS (se o veículo for equipado com o sistema).

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! [email protected]