O assunto de hoje é sobre o uso para água desmineralizada, inclusive para  diluição de aditivos para radiadores

 A água desmineralizada é vital para diversas aplicações automotivas, indicada para baterias de autos, motos,barcos, tratores, motores estacionários, no caso da aplicação para baterias, falta deste produto provoca o corte de corrente, cria sulfatos e consequentemente danos as placas. Apesar de largamente utilizada em baterias, a água desmineralizada é indispensável na diluição dos aditivos para radiadores ou protetores do sistema de arrefecimento fornecidos de forma concentrada.

Jamais utilize água comum para a diluição desses produtos, pois a água de torneira tem em sua composição alguns sais minerais como cloro e ferro, esses sais podem se acumular nos metais do sistema de arrefecimento acelerando o processo de oxidação e corrosão do sistema por completo. O cloro presente na água de torneira reage com o alumínio do sistema e pode formar o cloreto de alumínio que acaba oxidando o metal.

Já a água desmineralizada é isenta de minerais, pois passa por um longo processo de desmineralização. O ponto de fusão e de ebulição são respectivamente 0°C e 100°C sendo que motores mais modernos podem trabalhar com temperatura de 85°c a 100°c para obter maior eficiência.

Sendo que temperaturas próximas a 100°C fazem com que a água entre em estado de ebulição e  forme bolhas na linha do fluido do sistema de arrefecimento. A presença destas bolhas e vapor faz com que o rendimento diminua, devido a má utilização da bomba d’água e a temperatura de trabalho do motor suba, levando ao superaquecimento ou até mesmo à fundir.

Evite prejuízos e garanta o desempenho do veículo sempre utilizando água desmineralizada.

A Hi Tech oferece  ao mercado além de aditivos e protetores do sistema de arrefecimento com qualidade superior, a água desmineralizada produzida com a mais avençada tecnologia em tratamento de água, com uma pureza superior à água tratada.

Os aditivos para radiador concentrados e que precisam de diluição são:  HT-5000, HT-5001G, HT-2000, HT-5050,       HT-3000, HT-10.040, HT-10.000, HT-10.090, HT-10.020.

A diluição correta para cada produto da linha de aditivos/protetores do sistema de arrefecimento encontra-se no contra-rótulo dos frascos. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!

[email protected]

Até o próximo post!