O selo garante que o produto passou em todos os ensaios e estão em conformidade com  os requisitos normativos.  

Para receber o selo de aprovação pelo INMETRO, primeiramente a Hi Tech passou por auditoria para validação dos processos de qualidade e demais exigências normativas conquistando a Certificação ISO 9001:2015, após essa etapa demos início a todo processo de certificação do produto (fluido de freio), e registro do produto no INMETRO, que além de auditoria para análise de todos os processos que envolvem a parte fabril e laboratório, a cada 12 meses são coletados aleatoriamente pelo OCP (Organismo de Certificação de Produto) amostras no mercado para análise físico-quimicas para garantir que o produto atenda os requisitos da Norma ABNT NBR 9292/2018 bem como a Portaria INMETRO nº78/2011. Os ensaios realizados periodicamente são:

  • Teor de água: verifica a quantidade de água presente no produto. A maior ou menor quantidade tem influência direta sobre outras características do fluido, particularmente, sobre o ponto de ebulição podendo provocar sua redução.
  • Resistência à oxidação: este ensaio simula a resistência do fluido à ação do oxigênio do ar ao longo do seu uso. Esta ação pode provocar a oxidação do fluido tornando-o agressivo aos componentes metálicos, provocando alterações nestes, ou ainda a deterioração prematura dos componentes de borracha.
  • pH: determina se o produto tem características ácidas, básicas ou neutras. pH muito alto ou muito baixo pode provocar desgastes nos componentes do sistema de freio.
  • Corrosão: verifica se o fluido provoca corrosão (ferrugem) nas partes metálicas.
  • Viscosidade cinemática: verifica a fluidez do produto no sistema hidráulico, quando submetido a condições extremas de temperatura. Os resultados permitem uma avaliação do funcionamento dos freios em condições normais e adversas.
  • Fluidez e aparência à baixa temperatura: determina a viscosidade do produto a baixas temperaturas.
  • Perda por evaporação: analisa o comportamento da fluidez do produto durante o seu tempo de uso, como conseqüência das perdas por evaporação. Menores perdas indicam um maior tempo de vida útil do fluido.
  • Ponto de ebulição: verifica a formação de bolhas no sistema hidráulico, que poderiam provocar falhas no freio.
  • Estabilidade a alta temperatura: verifica se o fluido mantém inalterado seu ponto de ebulição, quando submetido a sucessivos aquecimentos e resfriamentos.
  • Efeito sobre a borracha: avalia o tempo de vida das gaxetas (material utilizado para a vedação das juntas) através das alterações provocadas pelo fluido. 

  

 

Toda  linha de fluidos de freio da Hi Tech tem selo de aprovação do INMETRO, é qualidade certificada! Quem usa, recomenda!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente! [email protected]